Quem sou eu

Minha foto
Sou graduada em Geografia e pós graduada em Psicopedagogia, atuo como professora em escolas públicas de Jaraguá do Sul. Meu principal objetivo é usar esse espaço com meus alunos indicando materiais úteis a aprendizagem e dividir minhas descobertas e curiosidades com quem se identificar com os diversos temas que irei abordar.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Filmes sobre a África

Hotel Ruanda
Sinopse: Um gerente de Hotel de luxo em Ruanda, durante o conflito ente tutsis e hutus, consegue salvar milhares de vidas, permitindo que as pessoas fiquem no hotel. Baseado numa história verídica.
 O Senhor das Armas
Sinopse:Traficante de armas, sem o menor escrúpulo, fornece armamentos para milícias africanas, contribuindo para guerras civis e violência.
 O Jardineiro Fiel 
Sinopse: Diplomata tem sua esposa assassinada e decide descobrir o verdadeiro motivo. Se envolve numa intriga com poderosas empresas farmacêuticas.
 Diamante de Sangue
Sinopse: Homem tem seu filho seqüestrado pela milícia para ser treinado para matar e vai em busca dele. O filme mostra o tráfico de diamantes em Serra Leoa e as conseqüências dele.
 Invisíveis
Sinopse: Documentário que mostra a situação de crianças em vários países, inclusive no Brasil. São mostradas as crianças na África que sofrem seqüestro e lavagem cerebral para se tornarem assassinos para as milícias.
Amor sem Fronteiras
Sinopse: Mulher da alta sociedade conhece um médico idealista e se apaixona por ele. O primeiro acampamento mostrado fica na África. O filme mostra os próprios africanos que roubam doações de alimentos e remédios dos civis para alimentar as milícias.
Um Herói do Nosso Tempo
Sinopse: Menino negro se passa por judeu para ser levado a Israel e ter condições de sobreviver. Na época, o país estava resgatando os judeus negros da em situação de miséria. Mesmo entre os judeus, existe o preconceito pelo fato dele ser negro.
 O último Rei da Escócia 
Sinopse: Jovem escocês recém formado em Medicina decide partir numa aventura e  trabalhar em Uganda. Acaba conhecendo por acaso o ditador Ide Amim, que acaba simpatizando com ele. O jovem passa a freqüentar festas e a alta sociedade e não faz idéia do que é capaz o ditador.Baseado numa história real.

Infância Roubada
 Sinopse:um rapaz frio e violento, que vive solitário numa grande favela, rouba um carro de uma família rica, onde estava um bebê, que ele acaba levando consigo para seu barraco. o filme choca demais pela pobreza extrema, a ignorância e a falta de perspectivas de uma geração. 
Um Grito de Liberdade 
Sinopse: Filme sobre o apartheid na África do Sul, mostra a amizade entre um líder negro Stephen Biko e um jornalista branco. Baseado em uma história real.
Repórteres de Guerra
Sinopse: Um grupo de jovens repórteres de guerra são unidos pela amizade e pelo propósito de contar a verdade. Eles arriscam suas vidas para relatar ao mundo a violência e brutalidade nas primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime do Apartheid. Baseado no livro 'The Bang-Bang Club Snapshots from a Hidden War' escrito por Greg Marinovich e pelo brasileiro João Silva.
Preto e Branco em Cores 
Sinopse: (na Costa do Marfim, duas comunidades de colonizadores, franceses e alemães, convivem pacificamente, utilizando os negros como serviçais. até que chega a notícia de que explodiu a primeira guerra e os europeus estão em lados opostos. movidos por patriotismo, os franceses decidem atacar os alemães, utilizando os negros.
 Lugar Nenhum na África 
Sinopse: (pouco antes da segunda guerra, uma família judia alemã se muda para o Quênia. aos poucos vão se adaptando e se integrando aos costumes locais. quando o pai é convidado a voltar à Alemanha após a guerra, mãe e filha ficam na dúvida se devem ou não retornar com ele. Oscar de Filme Estrangeiro em 2003)


Nenhum comentário:

Postar um comentário