O que é Globalização - Conceito
Podemos
dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre
os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os
governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e
comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O
conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com
a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais
curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e
eficiente.
Origens
da Globalização e suas Características
Muitos
historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as
Grandes Navegações e
Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em
contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e
culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a
queda do socialismo
no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força
na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com
os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram
conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos
do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais
recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem
contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto,
entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de
comunicação via satélite etc.
Uma
outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do
processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em
vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a
mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo,
pode ser projetado nos Estados
Unidos, produzido na China, com matéria-prima
do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Os tigres
asiáticos (Hong Kong,
Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul)
são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram
muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado,
conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos.
Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de
desenvolvimento econômico e social.
Blocos
Econômicos e Globalização
Dentro
deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos
econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os
membros. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a
Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si.
Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais
força nas relações comerciais internacionais.
Internet,
Aldeia Global e a Língua Inglesa
Como
dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As
pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e
eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de
conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a
televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez
mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande
Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se
fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento
pelo qual as pessoas podem se comunicar.
http://www.suapesquisa.com/globalizacao/
Aspectos negativos da Globalização
Principais aspectos negativos da globalização, desemprego, crises mundiais, especulação financeira, problemas cambiais
Principais aspectos negativos da globalização, desemprego, crises mundiais, especulação financeira, problemas cambiais
Principais aspectos negativos da
globalização
- Uma dos principais aspectos
negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de
crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. O exemplo
mais claro desta situação é a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados
Unidos. Rapidamente ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo, gerando
desemprego, falta de crédito nos mercados, queda abrupta em bolsas de valores,
falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O
mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa.
- A globalização favorece a
transferência de empresas e empregos. Países que oferecerem boas condições
(mão-de-obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima
barata, etc.) para costumam atrair empresas que saem de países onde o custo de
produção é alto. Este fato acaba ocasionando desemprego, principalmente, nos
países mais desenvolvidos. Um bom exemplo é o que está ocorrendo na Europa desde
o início do século XX. Muitas empresas transferiram suas bases de produção para
países como China, Índia, Cingapura, Taiwan, Malásia, etc.
- A globalização pode provocar
distorções cambiais, principalmente alta valorização de moedas locais de países
em desenvolvimento. Quando os Estados Unidos colocam no mercado uma grande
quantidade de dólar, por exemplo, grande parcela deste volume acaba em países
emergentes, valorizando a moeda local. Este fato acaba favorecendo as
importações e desfavorecendo as exportações das empresas destes países
emergentes. O Brasil, por exemplo, tem sofrido com a alta valorização do Real
nos últimos anos, desde que os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa
despejaram no mercado elevadíssimos volumes de moedas.
- Facilidade de especulações
financeiras, causando problemas para as finanças, principalmente dos países em
desenvolvimento. Como na globalização os mercados dos países estão
interligados, bilhões de dólares podem entrar ou sair de um país em questão de
segundos. Este capital especulativo acaba prejudicando muito a economia dos
países que não conseguem controlar este fluxo de capitais.
http://www.suapesquisa.com/globalizacao/aspectos_negativos.htm
Aspectos positivos da Globalização
Principais aspectos positivos da globalização, vantagens, prós na economia, cultura, ciências
Principais aspectos positivos da globalização, vantagens, prós na economia, cultura, ciências
Principais aspectos positivos da
globalização
Aspectos econômicos
- Numa economia globalizada as
empresas podem diminuir os custos de produção de seus produtos, pois buscam em
várias partes do mundo as melhores condições de produção. Algumas empresas
chegam a fabricar em produto em várias etapas em vários países. Uma empresa de
computadores pode, por exemplo, fabricar componentes eletrônicos no Japão,
teclados e mouse na China, as partes plásticas na Índia e oferecer assistência
técnica através do Brasil. Com este sistema de produção globalizado, o preço
final do produto fica mais barato para o consumidor final, pois os custos de
produção puderam ser reduzidos em cada etapa.
- Geração de empregos em países
em desenvolvimento. Em busca de mão-de-obra barata e qualificada, muitas
empresas abrem filiais em países emergentes (China, Índia, Brasil, África do
Sul, entre outros), gerando empregos nestes países.
Aspectos científicos
- A globalização faz circular de
forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de
experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente
avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química, etc.
Aspectos culturais
- Com a globalização ocorreu um
aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo.
Impulsionado pela Internet, este intercâmbio é importante para ampliar a visão
de mundo das pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras realidades
culturais e sociais.
- Com a globalização aumentou o
interesse pela cultura, economia e política de outros países. Além de se
sentirem integrantes de um país, muitas pessoas sentem que são cidadãos do
mundo, desenvolvendo um grande interesse pelos diversos aspectos da vida de
outras nações. Com os sistemas de informações atuais, principalmente Internet,
este aspecto ganhou um grande avanço nos últimos anos.
http://www.suapesquisa.com/globalizacao/aspectos_positivos.htm
O Brasil na Globalização
A participação do Brasil no Mundo Globalizado, vantagens e desvantagens da globalização no Brasil
A participação do Brasil no Mundo Globalizado, vantagens e desvantagens da globalização no Brasil
Por ser um país integrado a
economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do
mundo, o Brasil está participando atividade do mundo globalizado.
Economia brasileira e a
globalização
O Brasil possui uma economia
aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de
diversos tipos para diversas nações. Fazer parte da globalização econômica
apresenta vantagens e desvantagens.
As vantagens é o acesso aos
produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os
fabricados no Brasil. Por outro lado, estes produtos, muitas vezes, entram no
mercado brasileiro com preços muitos baixos, provocando uma competição injusta
com os produtos nacionais e levando empresas à falência e gerando desemprego em
nosso país. Isso vem ocorrendo atualmente com a grande quantidade de produtos chineses
(brinquedos, calçados, tecidos, eletrônicos) que entram no Brasil com preços
muito baixos.
Outra questão importante no
aspecto econômico é a integração do Brasil no mercado financeiro internacional.
Investidores estrangeiros passam a investir no Brasil, principalmente através
da Bolsa de Valores, trazendo capitais para o país. Porém, quando ocorre uma
crise mundial, o Brasil é diretamente afetado, pois tem sua economia muito
ligada ao mundo financeiro internacional. É muito comum, em momentos de crise
econômica mundial, os investidores estrangeiros retirarem dinheiro do Brasil,
provocando queda nos valores das ações e diminuição de capitais para
investimentos.
Cultura brasileira e globalização
No aspecto cultural os pontos são
mais positivos do que negativos. Com a globalização, os brasileiros podem ter
acesso ao que ocorre no mundo das artes, cinema, música, etc. Através da
televisão, internet, rádio, cinema e intercâmbios culturais, podemos ficar
conectados ao mundo cultural internacional. Conhecimentos científicos,
artísticos e tecnológicos chegam ao Brasil e tornam nossa cultura mais dinâmica
e completa.
Por outro lado, a cultura
brasileira sofre com essa influência musical e comportamental maciça,
principalmente originária dos Estados Unidos. As músicas, os seriados e os
filmes da indústria cultural norte-americana vão espalhando comportamentos e
gostos que acabam diminuindo, principalmente entre os jovens, o interesse pela
cultura brasileira.
http://www.suapesquisa.com/globalizacao/brasil_globalizacao.htm
Globalização e Cultura
Assim como em outros aspectos, a
cultura sofre a interferência do acelerado processo de globalização. Uma vez
que a disseminação da cultura não ocorre de maneira igualitária no mundo
globalizado, os países que controlam a produção cultural em massa acabam por
instaurar um padrão comportamental e produtivo.
Desse modo há uma imposição
desigual de valores específicos, coordenada por uma pequena parcela de nações.
É o caso da hegemonia dos Estados Unidos, que ao se tornarem potência econômica
e política, passaram a ditar modelos a serem seguidos pelo restante do mundo.
Como exemplos, destacam-se o perfil do cinema de Hollywood, hábitos alimentares
como o fast food, além da influência musical e da predominância do idioma
inglês.
A INDÚSTRIA CULTURAL
Esse processo unilateral (em que não há interatividade) de produção e difusão em massa da cultura constitui a chamada Indústria Cultural. Este termo surge no início do século XX, nos Estados Unidos, durante os primeiros estudos sobre a comunicação social. Na época, o rádio despontava como o grande veículo de difusão em massa, influenciando não só em comportamentos culturais e de consumo, mas também na organização social e familiar. A indústria cultural atinge seu ápice com a invenção da televisão, que estabelece de vez a relação entre os programas exibidos, classificados pelos seus horários de exibição, e a organização das atividades familiares. Um bom exemplo disso pode ser visto nos dias atuais, quando pensamos na organização do dia através da programação televisiva.
A questão cultural junto à globalização torna-se ampla, apresentando fatores positivos e negativos, dependendo da linha de análise. Logicamente, é vantajoso o acesso a culturas diferentes, o qual permite que o conhecimento de costumes, religiões, modos de vida se espalhem pelo mundo. Aponta-se, porém, que esta integração, em demasia, pode resultar na homogeneidade da cultura, ganhando aspecto unidimensional, por exemplo, em áreas como a literatura, a culinária ou a música.
A TELEMÁTICA
Nenhum campo de estudo foi tão importante para a consolidação da aldeia global quanto a telemática. A telemática é a junção da telecomunicação com a informática, é a interação entre estas duas tecnologias, que proporcionou à sociedade atual a quebra dos antigos padrões de tempo/ espaço. O advento que revolucionou estas duas áreas do conhecimento foi a Internet. Criada pelo exército americano durante a guerra fria, a internet foi resultado de um esforço conjunto entre o exército e universidades americanas, que tinham como objetivo criar uma rede que possibilitasse a troca de informações de forma rápida e segura, através de computadores interligados pelo sistema telefônico.
Apesar de ter sido inventada na década de 60, o grande boom da internet só acontece na década de 90, quando os usuários domésticos começam a utilizá-la em larga escala, acessando sites e criando eles mesmos os conteúdos para esta nova ferramenta.
O grande diferencial da internet está justamente na quebra do antigo sistema unilateral de produção e difusão em massa da indústria cultural. Extremamente segmentada e interativa, a internet permite total liberdade de navegação e construção de conteúdo para seus usuários, que passam da condição de agentes passivos na produção de conteúdo cultural, para o patamar de agentes multiplicadores e inovadores deste novo sistema.
TRADUZINDO!
Indústria Cultural: movimento que visa a produção e distribuição em massa de produtos e serviços culturais, pensando e direcionando o esforço criativo para um público-alvo.
Telemática: Ciência que estuda a interação de sistemas de comunicação e telefonia com a informática.
Aldeia Global: Termo criado pelo sociólogo Marshall McLuhan para designar a sociedade regida pela telemática, onde as relações entre as pessoas se estreitariam ao ponto da organização mundial se tornar parecida com uma “aldeia”.
A INDÚSTRIA CULTURAL
Esse processo unilateral (em que não há interatividade) de produção e difusão em massa da cultura constitui a chamada Indústria Cultural. Este termo surge no início do século XX, nos Estados Unidos, durante os primeiros estudos sobre a comunicação social. Na época, o rádio despontava como o grande veículo de difusão em massa, influenciando não só em comportamentos culturais e de consumo, mas também na organização social e familiar. A indústria cultural atinge seu ápice com a invenção da televisão, que estabelece de vez a relação entre os programas exibidos, classificados pelos seus horários de exibição, e a organização das atividades familiares. Um bom exemplo disso pode ser visto nos dias atuais, quando pensamos na organização do dia através da programação televisiva.
A questão cultural junto à globalização torna-se ampla, apresentando fatores positivos e negativos, dependendo da linha de análise. Logicamente, é vantajoso o acesso a culturas diferentes, o qual permite que o conhecimento de costumes, religiões, modos de vida se espalhem pelo mundo. Aponta-se, porém, que esta integração, em demasia, pode resultar na homogeneidade da cultura, ganhando aspecto unidimensional, por exemplo, em áreas como a literatura, a culinária ou a música.
A TELEMÁTICA
Nenhum campo de estudo foi tão importante para a consolidação da aldeia global quanto a telemática. A telemática é a junção da telecomunicação com a informática, é a interação entre estas duas tecnologias, que proporcionou à sociedade atual a quebra dos antigos padrões de tempo/ espaço. O advento que revolucionou estas duas áreas do conhecimento foi a Internet. Criada pelo exército americano durante a guerra fria, a internet foi resultado de um esforço conjunto entre o exército e universidades americanas, que tinham como objetivo criar uma rede que possibilitasse a troca de informações de forma rápida e segura, através de computadores interligados pelo sistema telefônico.
Apesar de ter sido inventada na década de 60, o grande boom da internet só acontece na década de 90, quando os usuários domésticos começam a utilizá-la em larga escala, acessando sites e criando eles mesmos os conteúdos para esta nova ferramenta.
O grande diferencial da internet está justamente na quebra do antigo sistema unilateral de produção e difusão em massa da indústria cultural. Extremamente segmentada e interativa, a internet permite total liberdade de navegação e construção de conteúdo para seus usuários, que passam da condição de agentes passivos na produção de conteúdo cultural, para o patamar de agentes multiplicadores e inovadores deste novo sistema.
TRADUZINDO!
Indústria Cultural: movimento que visa a produção e distribuição em massa de produtos e serviços culturais, pensando e direcionando o esforço criativo para um público-alvo.
Telemática: Ciência que estuda a interação de sistemas de comunicação e telefonia com a informática.
Aldeia Global: Termo criado pelo sociólogo Marshall McLuhan para designar a sociedade regida pela telemática, onde as relações entre as pessoas se estreitariam ao ponto da organização mundial se tornar parecida com uma “aldeia”.
http://tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=Ci%EAncias%20Humanas&idAssunto=69&idArea=2&acao=VerCompleto
Do que se trata a aculturação?
O
processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais
diferentes, isto é, pela interação social entre grupos de culturas diferentes,
sendo que todos, ou um deles, sofrem mudanças, tendo como resultado uma nova
cultura. Esta, por sua vez, terá como base elementos de suas matrizes culturais
iniciais como no caso da formação da sociedade brasileira. Como se sabe, são
indiscutíveis as influências que as culturas africana, europeia (principalmente
ibérica) e indígena deram para a constituição da cultura nacional.
É
possível afirmar que a aculturação seria uma forma de transformação cultural
promovida por fatores externos (contato entre padrões culturais diversos) –
oposta daquele processo permanente que ocorre no interior da própria cultura,
isto é, dentro da própria sociedade ao longo da história. É importante que se
diga que os valores e os costumes de um determinado povo podem se transformar
segundo uma “dinâmica do próprio sistema cultural” (LARAIA, 2008, p. 96),
embora de uma forma mais lenta e gradual.
O processo
de aculturação pode ocorrer de forma menos branda, e de maneira mais
impositiva, mais rápida, quando comparada ao outro processo mencionado, embora
isso não caracterize uma regra. Numa relação de poder entre grupos (entre
dominadores e dominados), como se viu nas formas de colonização das Américas
portuguesa e espanhola, a aculturação pode ocasionar alguns traumas quando
assume um caráter violento, principalmente quando o grupo dominado tem sua
cultura vilipendiada pelo grupo dominador. Para ilustrar isso, basta pensar na
forma como os europeus lidavam com índios e negros, bem como na maneira com que
tentaram incutir nestes alguns costumes e valores, como o catolicismo enquanto
religião.
Por
outro lado, o processo de aculturação não tem apenas esse aspecto negativo ou
radical, mas pode ocorrer de outra forma, o que significa a existência de uma
assimilação de aspectos culturais entre os povos não de forma impositiva, mas
sim natural. Mesmo porque, como aponta Roque Laraia (2008), não existe um sistema
cultural que seja afetado apenas pelo que aqui se convencionou chamar de
mudanças internas à cultura, principalmente ao se considerar a remota
possibilidade do isolamento total de uma sociedade.
A forte
presença de imigrantes (italianos, alemães, japoneses, poloneses, árabes, entre
outros) no Brasil, principalmente a partir do século XIX, é um exemplo muito
significativo, bastando considerar a influência dada por suas culturas em
aspectos como a culinária e a linguagem hoje presentes na cultura brasileira.
Da mesma forma, ao se avaliar e refletir a respeito dos desdobramentos da
globalização econômica, nota-se que paralelamente a ela ocorre o que se entende
por uma globalização cultural. Essa última, promovida por este avanço do
capitalismo e pelo desenvolvimento dos meios de comunicação como a internet,
representa também o que se pode chamar de ocidentalização do mundo, uma vez que
os valores e costumes ocidentais estão cada vez mais presentes em todas as
sociedades, em todos os continentes. Um cantor pop nos dias de hoje, por
exemplo, pode ter uma legião de fãs nos quatro cantos do mundo, uma vez que os
gêneros musicais que agradam os jovens brasileiros também agradam jovens
japoneses, americanos, mexicanos, ingleses, entre outros. Da mesma forma, isso
se dá com relação às tendências da moda, com os modelos da programação de TV
(como as versões de reality show), e com as produções de cinema.
Isso
não significa que as identidades nacionais ou culturais irão se perder, nem que
podem ser extintas, mas que é importante, porém, pensar-se nos limites de uma
massificação cultural. Dessa forma, se a assimilação de expressões em inglês
pode facilitar no desenvolvimento cotidiano do trabalho, considerando-se as
inúmeras expressões e jargões técnicos existentes, é preciso refletir sobre o
que está por trás dessa invasão de termos de uma língua estrangeira. Assim,
fica a pergunta: haveria apenas a dominação de forma truculenta, pela força e
pela violência, ou pode haver uma que se dê de maneira velada, implícita? Se refletir
sobre essa questão parece algo interessante, não se pode perder de vista a
dominação ideológica que grupos ou países podem exercer sobre outros.
http://www.brasilescola.com/sociologia/do-que-se-trata-aculturacao.htm
Conflitos
étnicos
As
divisões territoriais dos Estados-nações na grande maioria das vezes
aconteceram de acordo com as ordens de poder de cada nação ou civilização.
Dessa forma, o estabelecimento das fronteiras quase nunca representou a
diversidade étnica das mais diversas regiões do mundo. Como herança, existem no
mundo inúmeros conflitos étnicos e separatistas, que visam à emancipação ou
independência de alguns povos, ou a disputa de um mesmo território por duas ou
mais nações.
Conflitos
na Irlanda do Norte
O
conflito na Irlanda do Norte se estende desde o século XX, quando a população
da Irlanda iniciou inúmeros protestos contra a dominação do Reino Unido sobre o
país. Com isso, a ilha foi dividida em Irlanda e Irlanda do Norte, a segunda
ainda sob o domínio britânico.
Na
Irlanda do Norte, a maioria protestante (58%) da população se manifesta em
apoio à integração do país à Grã-Bretanha, enquanto a minoria católica defende
a independência e a integração com a Irlanda (onde os católicos formam ampla
maioria). Com isso, muitos conflitos, protestos e atentados dos dois lados
aconteceram – com destaque para a organização terrorista católica IRA (Irish
Republican Army – Exército Republicano Irlandês).
Em
1999, foi assinado um acordo no qual o IRA aceitou depor as suas armas. Nesse
acordo, a Irlanda do Norte continuou pertencendo ao Reino Unido, entretanto,
seria montado no país um governo autônomo no qual os católicos teriam direito a
voz.
Espanha:
catalães e bascos
A
Espanha apresenta duas grandes nações, além dos espanhóis, dispostas em seu
território: os catalães e os bascos. Ambas desejam a formação de seus
respectivos Estados Nacionais, com a diferença de que, entre os bascos, existem
ações e programas separatistas mais radicais.
A estratégia
catalã é tentar através da via institucional a conquista de sua independência e
a criação do País da Catalunha. Entretanto, em 2010, o Tribunal Constitucional
da Espanha rejeitou oficialmente o reconhecimento da Catalunha como uma nação,
negando ações judiciais que solicitavam a preferência do uso do catalão em
detrimento do espanhol nos órgãos públicos da região. Caso tal reconhecimento
tivesse sido firmado, o movimento pela emancipação dos catalães poderia ganhar
maior força.
Entre
os bascos foi criada, em 1975, em busca da independência, a organização
terrorista ETA (sigla em basco que significa Pátria Basca e Liberdade). Essa
organização teve o intuito inicial de combater o ditador espanhol Francisco
Franco que realizou uma violenta repressão sobre os bascos.
Após
a redemocratização do país, os bascos conseguiram certa autonomia política na
região, mas sem deixarem de pertencerem ao território espanhol. Com isso, mesmo
sem o apoio da população, o ETA prosseguiu com a realização de duros e violentos
atentados. Em 2007, finalmente resolveram depor as suas armas.
Ruanda
e Burundi: hútus x tútsis
Os
territórios dos países Ruanda e Burundi são palco de uma sangrenta luta entre
Hútus e Tútsis, duas etnias africanas que lutam pelo controle territorial desses
dois países. Ambos os territórios, após a partilha da África, formavam um único
país, denominado Ruanda-Urundi, que pertencia à Alemanha. Após a derrota dos
alemães na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1919, o país passou a pertencer
à Bélgica.
Os
belgas então escolheram a minoria tútsi (15% da população) para governar o
país, subjugando a maioria hútu. Em 1959, após inúmeros protestos dos hútus,
houve uma separação entre Ruanda e Burundi. Em 1961, Ruanda conseguiu a sua
independência e passou a ser uma República administrada, dessa vez, pelos
hútus. Os tútsis, perseguidos, exilaram-se nos países vizinhos, inclusive em
Burundi, que também conseguira sua independência.
Ao
longo dos anos, os conflitos entre Ruanda e Burundi e entre hútus e tútsis até
hoje se mantêm, com sucessivas tréguas e retomadas de embates, acarretando em
uma grande quantidade de mortes na região.
Conflito
de Darfur, Sudão.
Darfur
é uma região localizada na porção Oeste do Sudão, país do continente africano.
Nesse local ocorre, desde 2003, uma dura guerra civil entre povos árabes e
povos não árabes. O governo sudanês vem apoiado o grupo miliciano árabe
denominado Janjaweed, que vem perseguindo e aniquilando os povos não
arabizados.
Apesar
do Conflito de Darfur ter iniciado em 2003, o Sudão – que é, atualmente, o
maior país da África – sofre com as sucessivas guerras civis desde 1956, quando
conseguiu sua independência junto ao Reino Unido. Em 2006, o Conselho de
Segurança da ONU enviou tropas para a intervenção sobre o conflito e impôs
sérias sanções sobre o governo sudanês a fim de coibir o comércio e a
proliferação de armas no país. Entretanto, o Sudão continua fornecendo armas
para os Janjaweed e a guerra civil – a terceira da história do país – parece
estar longe de terminar.
Conflitos
na região da Caxemira: Índia x Paquistão
A
Caxemira é uma região montanhosa localizada ao norte da Índia e a Nordeste do
Paquistão e tem sido alvo de disputas entre Índia, China e Paquistão desde
1947, após o fim da dominação colonial imposta pelo Reino Unido.
Ao
final da dominação colonial britânica, o vasto território das Índias Britânicas
dividiu-se entre Índia e Paquistão, porém a região da Caxemira, de maioria
islâmica, mas com governo hindu, ficou sem um rumo certo. Com isso, decidiu-se
que a região formaria um território autônomo, o que provocou uma série de
rebeliões da maioria muçulmana sobre o governo hindu.
O
governo, então, solicitou apoio à Índia, que passou a intervir militarmente na
região. Em resposta, o Paquistão também enviou tropas em apoio aos muçulmanos.
O conflito teve um fim com o estabelecimento de uma divisão territorial em duas
zonas, uma paquistanesa, outra indiana.
Porém,
os conflitos ainda perduram e a região atualmente é ocupada pelos dois países e
também pela China, que vê na região uma posição estratégica para ter acesso ao
Tibete e a Sinkiang, localidades sob o domínio chinês.
Os
Curdos
Os
Curdos são atualmente conhecidos por formarem a maior nação sem pátria do
mundo. Trata-se de uma etnia composta por mais de 40 milhões de pessoas que
habitam regiões do Iraque, Irã, Síria e Turquia.
Os
curdos sofrem duras repressões dos países onde habitam. No Iraque, a ditatura
de Saddam Hussein executou milhares de curdos. Na Turquia, eles também sofrem
muitas repressões do Governo, que teme a perda de seu território.
A independência e criação de
um Estado Curdo – o Curdistão, como reivindicam os curdos – é muito improvável,
uma vez que o território do novo país ocuparia todo o centro-sul da Turquia e
partes da Síria e do Iraque, uma região extremamente estratégica por conter as
nascentes dos rios Tigres e Eufrates, que abastecem boa parte do Oriente Médio.
http://www.brasilescola.com/geografia/conflitos-etnicos.htm
7 conflitos atuais causados por diferenças religiosas
Depois
da II Guerra Mundial, a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos,
que colocava em pauta o “respeito universal e observância dos direitos humanos
e liberdades fundamentais para todos, sem
distinção de raça, sexo, língua ou religião”. O ideal foi
reforçado em 1999, ano em que líderes budistas, protestantes, católicos,
cristãos ortodoxos, judeus, muçulmanos e de várias outras religiões se reuniram
para assinar o Apelo
Espiritual de Genebra. O documento pedia aos líderes
políticos e religiosos algo simples: a garantia de que a religião não fosse
mais usada para justificar a violência.
Passados
muitos anos e outras muitas tentativas de garantir a liberdade religiosa,
grande parte dos conflitos que hoje acontecem no mundo ainda envolve crenças e
doutrinas, que se misturam a uma complexa rede de fatores políticos,
econômicos, raciais e étnicos. De “A a T”, conheça sete conflitos atuais que
têm, entre suas motivações, a intolerância religiosa:
1.
Afeganistão
Grupos
em conflito:
fundamentalistas radicais muçulmanos e não-muçulmanos
O
Afeganistão é um campo de batalhas desde a época em que Alexandre, o Grande,
passava por lá, em meados de 300 a.C. Atualmente, dois grupos disputam o poder
no país, em um conflito que se desenrola há anos. De um lado está o Talibã,
movimento fundamentalista islâmico que governou o país entre 1996 e 2001. Do
outro lado está a Aliança do Norte, organização político-militar que une
diversos grupos demográficos afegãos que buscam combater o Regime Talibã.
Após
os atentados de 11 de setembro de 2001, a Aliança do Norte passou a receber o
apoio dos Estados Unidos, que invadiram o Afeganistão em busca do líder do
Al-Qaeda, Osama Bin Laden, estabelecendo uma nova república no país. Em 2011,
americanos e aliados comemoraram a captura e morte do líder do grupo
fundamentalista islâmico responsável pelo ataque às Torres Gêmeas, mas isso não
acalmou os conflitos internos no país, que continua sendo palco de constantes
ataques talibãs.
2.
Nigéria
Grupos
em conflito: cristãos
e muçulmanos
Não
é apenas o rio Níger que divide o país africano: a população nigeriana, de
aproximadamente 148 milhões de habitantes, está distribuída em mais de 250
grupos étnicos, que ocuparam diferentes porções do país ao longo dos anos,
motivando constantes disputas territoriais. Divididos espacialmente e
ideologicamente estão também os muçulmanos, que vivem no norte da Nigéria, e
cristãos, que habitam as porções centro e sul. Desde 2002, conflitos religiosos
têm se acirrado no país, motivados principalmente pela adoção da sharia, lei islâmica, como
principal fonte de legislação nos estados do norte. A violência
no país já matou mais de 10 mil pessoas e deixou milhares de refugiados.
3.
Iraque
Grupos
em conflito: xiitas
e sunitas
Diferentes
milícias, combatentes e motivações se misturam no conflito que tem lugar em
território iraquiano. Durante os anos de 2006 e 2008, a Guerra do Iraque
incluía conflitos armados contra a presença do exército dos Estados Unidos e
também violências voltadas aos grupos étnicos do país. Mas a retirada das
tropas norte-americanas, em dezembro de 2011, não cessou a tensão interna.
Desde então, grupos militantes têm liderado uma série de ataques à maioria
xiita do país. O governo iraquiano estima que, entre 2004 e 2011, cerca de 70 mil pessoas tenham sido mortas.
4.
Israel
Grupos
em conflito:
judeus e mulçumanos
Em
1947, a ONU aprovou a divisão da Palestina em um Estado judeu e outro árabe. Um
ano depois, Israel foi proclamado país. A oposição entre as nações árabes
estourou uma guerra, que, com o crescimento do território de Israel, deixou os
palestinos sem Estado. Como tentativa de dar fim à tensão, foi assinado em 1993
o Acordo de Oslo, que deu início às negociações para criação de um futuro
Estado Palestino. Tudo ia bem até chegar a hora de negociar sobre a situação da
Cisjordânia e da parte oriental de Jerusalém – das quais nem os palestinos nem
os israelenses abrem mão.
Na
Palestina, as eleições parlamentares de 2006 colocaram no poder o grupo
fundamentalista islâmico Hamas. O grupo é considerado uma organização
terrorista pelas nações ocidentais e fracassou em formar um governo ao lado do
Fatah – partido que prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. O
Hamas assumiu o poder da Faixa de Gaza. E o Fatah chegou ao da Cisjordânia, em
conflitos que se prolongaram até fevereiro de 2012, quando os dois grupos
fecharam um acordo para a formação de um governo. Mas segundo o site da Al Jazeera, rede de notícias do Oriente Médio, a rixa
continua. Eleições parlamentares e presidenciais serão conduzidas nos dois
territórios e a tensão internacional permanece pela possibilidade do Hamas
voltar a vencer no processo eleitoral.
5.
Sudão
Grupos
em conflito:
muçulmanos e não-muçulmanos
A
guerra civil no Sudão já se prolonga há mais de 46 anos. Estima-se que os
conflitos, que misturam motivações étnicas, raciais e religiosas, já tenham
deixado mais de 1 milhão de sudaneses refugiados. Em maio de 2006 o governo e o
principal grupo rebelde, o Movimento de Libertação do Sudão, assinaram o Acordo
de Paz de Darfur, que previa o desarmamento das milícias árabes, chamadas janjawid, e visava dar
fim à guerra. No mesmo ano, no entanto, um novo grupo deu continuidade àquela
que foi chamada de “a pior crise humanitária do século” e considerada genocídio pelo então secretário de estado norte-americano
Colin Powell, em 2004.
6.
Tailândia
Grupos
em conflito:
budistas e mulçumanos
Um
movimento separatista provoca constantes e violentos ataques no sul da
Tailândia e criou uma atmosfera de suspeita e tensão entre muçulmanos e
budistas. Apesar dos conflitos atingirem os dois grupos, eles representam
parcelas bastante desiguais do país: segundo dados do governo tailandês, quase
90% da população do país é budista e cerca de 10% muçulmana.
7.
Tibete
Grupos
em conflito:
Partido Comunista da China e budistas
A
regulação governamental aos monastérios budistas teve início quando o Partido
Comunista da China marchou rumo ao Tibete, assumindo o controle do território e
anexando-o como província, em 1950. Mais de meio século se passou desde a
violenta invasão, que matou milhares de tibetanos e causou a destruição de
quase seis mil templos, mas a perseguição religiosa permanece. Um protesto
pacífico iniciado por monges em 2008 deu início a uma série de
protestos no território considerado região autônoma da República
Popular da China.
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/7-conflitos-atuais-causados-por-diferencas-religiosas/
Xenofobia na europa: Os padrões atuais de migração internacional
Casos xenofóbicos têm tido repercussão internacional. As mortes por motivo de xenofobia têm se tornado pauta de agências nacionais e supranacionais, as quais buscam reprimir esse tipo de intolerância social. Mas por que a xenofobia tem aumentado? Por que na Europa?
Em 2008, foi constatado na Rússia que provavelmente
300 pessoas (em cinco anos) foram mortas por ataques xenofóbicos. Recentemente,
os dois filhos de uma advogada sofreram seguidas agressões verbais e físicas de
alunos da escola em que estudavam, na Espanha, por serem brasileiros. Em julho
de 2011, aproximadamente 80 pessoas morreram em uma explosão de bomba e
fuzilamento, realizados por um extremista político com motivos xenofóbicos, na
Noruega.
O termo xenofobia se originou na psicologia e é
utilizado para designar uma doença: o medo patológico de estrangeiros. Enquanto
patologia, a xenofobia se constitui em um medo ou aversão irracional, sem
motivos justificáveis. No entanto, atualmente, o termo faz referência a outro
fenômeno: os casos de preconceito, discriminação e violência física contra
estrangeiros; tudo isso baseado em um discurso não irracional, mas sustentado
(principalmente) por ideais de nacionalismo e discussões sobre crise econômica.
Atualmente, houve o aumento de notícias sobre casos
de xenofobia, principalmente na Europa. Mas qual seria a causa desse aumento?
Por que há uma concentração desses casos na Europa? Qual a relação entre
migrantes, nacionalismo e crise econômica?
FLUXOS MIGRATÓRIOS
A proliferação de casos de xenofobia é o reflexo de um padrão e de uma nova intensidade dos fluxos migratórios. Compreender esses fluxos e padrões migratórios ajuda no entendimento da xenofobia enquanto problema social.
A proliferação de casos de xenofobia é o reflexo de um padrão e de uma nova intensidade dos fluxos migratórios. Compreender esses fluxos e padrões migratórios ajuda no entendimento da xenofobia enquanto problema social.
Migração é a mudança de residência de um indivíduo
ou grupo para outra unidade administrativa (ou seja, outro país, estado ou
município). As causas da migração podem ser variadas: busca por novas
oportunidades de emprego, busca por melhor qualidade de vida, refugiados por
motivos de desastres naturais, guerras, fome ou perseguição (religiosa, étnica,
cultural) no seu país de origem. Três fatores caracterizam, atualmente, a
migração internacional: (1) padrão de migração, (2) maior facilidade de viajar
pelo planeta e se comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo, (3)
necessidade de países receberem migrantes.
(1) Padrão
de migração
Diferentemente do século XIX, quando o fluxo migratório era de pessoas saindo do Velho Mundo (Europa) para o Novo Mundo (Continente Americano), o padrão migratório do século XX e início do século XXI é de grupos saindo de países do sul para residirem em países do norte do planeta. Isso é devido à concentração de países subdesenvolvidos no hemisfério sul de onde saem pessoas que migram para o hemisfério norte (onde se concentram países desenvolvidos, com melhores salários e oportunidade de empregos), buscando melhores condições de vida.
Diferentemente do século XIX, quando o fluxo migratório era de pessoas saindo do Velho Mundo (Europa) para o Novo Mundo (Continente Americano), o padrão migratório do século XX e início do século XXI é de grupos saindo de países do sul para residirem em países do norte do planeta. Isso é devido à concentração de países subdesenvolvidos no hemisfério sul de onde saem pessoas que migram para o hemisfério norte (onde se concentram países desenvolvidos, com melhores salários e oportunidade de empregos), buscando melhores condições de vida.
(2) Facilidade de deslocamento e comunicação
Associado a esse padrão dos fluxos migratórios, outro fator que marca a migração atualmente é a globalização (desenvolvimento das tecnologias de transporte e comunicação, que permitem a interação em escala global). Esse fenômeno contemporâneo é responsável por um aumento significativo da facilidade de deslocamentos e comunicação dos migrantes. O avanço dos meios de transportes facilita e difunde meios rápidos de se locomover de um país a outro. A facilidade de comunicação permite, como em nenhuma outra época, que o migrante continue a se comunicar, manter laços e enviar dinheiro para pessoas (geralmente familiares) de seu país de origem. Essas facilidades, possíveis pela globalização, promovem ainda mais a migração contemporânea.
Associado a esse padrão dos fluxos migratórios, outro fator que marca a migração atualmente é a globalização (desenvolvimento das tecnologias de transporte e comunicação, que permitem a interação em escala global). Esse fenômeno contemporâneo é responsável por um aumento significativo da facilidade de deslocamentos e comunicação dos migrantes. O avanço dos meios de transportes facilita e difunde meios rápidos de se locomover de um país a outro. A facilidade de comunicação permite, como em nenhuma outra época, que o migrante continue a se comunicar, manter laços e enviar dinheiro para pessoas (geralmente familiares) de seu país de origem. Essas facilidades, possíveis pela globalização, promovem ainda mais a migração contemporânea.
(3) Necessidade de migrantes
O continente europeu apresentou nas últimas décadas dois motivos para precisar de migrantes em seus países. O primeiro motivo é que, depois da reestruturação econômica pós 2ª Guerra Mundial, houve demanda de trabalhadores para empregos que oferecem (relativamente) baixos salários por trabalho braçal, sem exigência de alta escolaridade; foi a massa de migrantes que atendeu a essa demanda do mercado de trabalho. Esse tipo de emprego não interessava aos europeus, os quais apresentam boa escolaridade e preferem empregos com melhores condições de trabalho e salários.
O continente europeu apresentou nas últimas décadas dois motivos para precisar de migrantes em seus países. O primeiro motivo é que, depois da reestruturação econômica pós 2ª Guerra Mundial, houve demanda de trabalhadores para empregos que oferecem (relativamente) baixos salários por trabalho braçal, sem exigência de alta escolaridade; foi a massa de migrantes que atendeu a essa demanda do mercado de trabalho. Esse tipo de emprego não interessava aos europeus, os quais apresentam boa escolaridade e preferem empregos com melhores condições de trabalho e salários.
O segundo motivo que fez com que a Europa
precisasse de trabalhadores migrantes é a estrutura etária da população. A
tendência desse continente é de cada vez nascer um número menor de pessoas ( baixa
taxa de natalidade) e de aumento da expectativa de vida. Desse modo, os
trabalhadores migrantes são necessários tanto para suprir a quantidade inferior
de jovens aptos a trabalhar quanto para pagar os impostos que contribuem para o
pagamento do número crescente de aposentados.
Esses três fatores (padrão de migração, facilidade
de deslocamento e comunicação, necessidade de trabalhadores estrangeiros) são
responsáveis por um grande fluxo migratório para a Europa. Portanto, nos
últimos anos, uma quantidade significativa de migrantes fixou residência em
países europeus.
A convivência (na mesma porção espacial) com
pessoas de etnia, religião e hábitos diferentes pode causar o estranhamento dos
moradores em relação aos estrangeiros. Notar e estranhar a diferença são uma
reação humana normal (esse fenômeno de estranhamento do estrangeiro é conhecido
também como "choque cultural"). No entanto, o estranhamento evolui
para xenofobia quando as pessoas começam a discriminar e culpar os estrangeiros
por problemas que acontecem na cidade onde moram ou em seu país.
O nacionalismo é o conjunto de ideias e atitudes
para pensar o desenvolvimento e o bem da própria nação. No entanto, diante de
crises econômicas recentes nos países europeus, discursos nacionalistas têm se
pautado no sentimento xenofóbico para explicar e resolver as más situações em
que se encontra a economia de seu país. O principal argumento do discurso
nacionalista, baseado na xenofobia, é de que os migrantes "roubam" os
empregos do restante da população do país que os abriga. Nesse sentido, para os
nacionalistas com tendências xenofóbicas, a solução é a expulsão dos migrantes
e a proibição da entrada de estrangeiros no país. Nos casos mais dramáticos, o
exacerbamento da xenofobia leva alguns indivíduos ou grupos a ações extremas,
como atentados terroristas e assassinatos.
ATUALIDADE: O RECEIO EUROPEU
Devido ao padrão de migrantes em direção à Europa, é este continente que tem apresentado a maior parte dos casos extremos de xenofobia. Como exemplo, só nesta década, tem-se o incêndio criminoso de um edifício onde moravam migrantes turcos, na Alemanha; o caso recente do norueguês que explodiu uma bomba no centro de Olso (capital da Noruega) e fuzilou estudantes de um partido de esquerda (que eram contra o discurso de expulsão de migrantes), totalizando aproximadamente 80 mortos. Além disso, foram observadas manifestações e passeatas contra migrantes na França, Portugal, Espanha e Inglaterra. O alvo da xenofobia são, principalmente, latinos, asiáticos e africanos.
Devido ao padrão de migrantes em direção à Europa, é este continente que tem apresentado a maior parte dos casos extremos de xenofobia. Como exemplo, só nesta década, tem-se o incêndio criminoso de um edifício onde moravam migrantes turcos, na Alemanha; o caso recente do norueguês que explodiu uma bomba no centro de Olso (capital da Noruega) e fuzilou estudantes de um partido de esquerda (que eram contra o discurso de expulsão de migrantes), totalizando aproximadamente 80 mortos. Além disso, foram observadas manifestações e passeatas contra migrantes na França, Portugal, Espanha e Inglaterra. O alvo da xenofobia são, principalmente, latinos, asiáticos e africanos.
A xenofobia e os consequentes atos contras
migrantes são oficialmente considerados como crime e violação dos Direitos
Humanos. Com receio de que os casos de xenofobia iniciem uma grande onda de
intolerância étnica, religiosa e cultural (tal como a vivida na 2ª Guerra
Mundial, qual resultou no genocídio de judeus na Alemanha de Hitler),
autoridades da União Europeia e organizações supranacionais como a ONU têm
criado projetos para repudiar e evitar o desenvolvimento da xenofobia entre os
europeus. Grande parte de cidadãos europeus também fazem questão de se
mobilizar em passeatas a fim de expressar que a xenofobia é também repudiada
por grande parte das pessoas desse continente.
baixa taxa de natalidade
Todos os países europeus apresentam taxa de natalidade baixa demais para manter seu atual nível populacional, segundo um estudo abrangente de análise demográfica feita pelo Instituto Max Planck, de Rostock, Alemanha, divulgado na revista alemã Pesquisa Demográfica em Primeira Mão.
Todos os países europeus apresentam taxa de natalidade baixa demais para manter seu atual nível populacional, segundo um estudo abrangente de análise demográfica feita pelo Instituto Max Planck, de Rostock, Alemanha, divulgado na revista alemã Pesquisa Demográfica em Primeira Mão.
Segundo
os pesquisadores, nenhum dos Estados europeus atingiu o chamado "nível de
substituição" da média de 2,1 filhos por mulher, por meio do qual a
geração dos filhos pode substituir a de seus pais. Com vista ao número de
nascimentos, a Europa está dividida em dois grupos de países. Os países com
taxas acima de 1,7 filho por mulher, que mais se aproximam da média do nível de
substituição, são França, Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, com médias entre
1,8 e 2,0. As taxas de fecundidade dos demais países europeus, inclusive os de
língua alemã, variam entre 1,3 e 1,5 filho por mulher, afirmou o estudo.
(fonte: DW- World)
http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/42/xenofobia-na-europa-os-padroes-atuais-de-migracao-internacional--252496-1.asp
O nazismo é uma ideologia
política racista que emergiu nos anos 20, cujo mentor foi Adolf Hitler. Já o
neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus
integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. A partir
desse pressuposto, eles são extremamente racistas. De maneira específica, os
principais alvos de discriminação são: comunistas, judeus, índios, negros e
homossexuais.
Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideologia do racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo.
O movimento neonazista tem se dispersado pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde minorias culturais como latinos não brancos e afro-americanos são julgados como os causadores de problemas sociais (criminalidade, aumento do desemprego, entre outros). Então, muitos jovens brancos norte-americanos são vulneráveis e fáceis de serem manipulados.
Existem diversos grupos de ideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não. Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que têm como causa a defesa do orgulho branco. O Ku Klux Klan é um grupo racista formado por protestantes. O Skinhead nazista corresponde a um grupo que integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação. E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas pró-brancos que possuem aversão a outras raças.
Apesar de receber o nome de neonazistas (neo: novo, nazista novo), esse movimento não tem nada de novo, uma vez que após a Segunda Guerra Mundial o grupo continuou atuando de maneira clandestina na Alemanha.
Alguns neonazistas começaram a integrar torcidas organizadas de futebol com o objetivo de propagar o ódio racial, passando a praticar atos preconceituosos, como ofensas e agressões a jogadores e torcedores negros.
A camada social que levantou o movimento neonazista é constituída, muitas vezes, por jovens que se encontram sem perspectivas, como os desempregados. Então, é disseminada a ideia de que essas circunstâncias são decorrentes dos imigrantes (negros, latinos, turcos, poloneses etc.). Tal fato não condiz com a realidade, pois os imigrantes realizam trabalhos excluídos pelos nativos, como limpar vidros, lavar carros, construção civil, lavar pratos, entre outras atividades que rendem baixos salários.
Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideologia do racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo.
O movimento neonazista tem se dispersado pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde minorias culturais como latinos não brancos e afro-americanos são julgados como os causadores de problemas sociais (criminalidade, aumento do desemprego, entre outros). Então, muitos jovens brancos norte-americanos são vulneráveis e fáceis de serem manipulados.
Existem diversos grupos de ideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não. Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que têm como causa a defesa do orgulho branco. O Ku Klux Klan é um grupo racista formado por protestantes. O Skinhead nazista corresponde a um grupo que integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação. E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas pró-brancos que possuem aversão a outras raças.
Apesar de receber o nome de neonazistas (neo: novo, nazista novo), esse movimento não tem nada de novo, uma vez que após a Segunda Guerra Mundial o grupo continuou atuando de maneira clandestina na Alemanha.
Alguns neonazistas começaram a integrar torcidas organizadas de futebol com o objetivo de propagar o ódio racial, passando a praticar atos preconceituosos, como ofensas e agressões a jogadores e torcedores negros.
A camada social que levantou o movimento neonazista é constituída, muitas vezes, por jovens que se encontram sem perspectivas, como os desempregados. Então, é disseminada a ideia de que essas circunstâncias são decorrentes dos imigrantes (negros, latinos, turcos, poloneses etc.). Tal fato não condiz com a realidade, pois os imigrantes realizam trabalhos excluídos pelos nativos, como limpar vidros, lavar carros, construção civil, lavar pratos, entre outras atividades que rendem baixos salários.
http://www.brasilescola.com/geografia/os-neonazistas.htm
Skinheads é uma subcultura
juvenil que possui tanto aspecto musical como também estético e comportamental.
Os skinheads se originaram na década de 1960, no Reino Unido, constituído em
sua maioria por brancos e negros (imigrantes jamaicanos), reunidos pela música
(ska, reggae, rude boys, etc.).
Um skinhead pode ser tanto um garoto quanto uma garota que têm afinidades e se sente bem com essa cultura. Apesar de a expressão skinhead ser traduzida como “cabeça pelada”, há skins que não seguem esse estereótipo, podem ter mais cabelo do que muitos que não são skins e se vestir totalmente contrário ao estilo mostrado pela mídia.
A cultura skinheads da década de 60 ficou famosa por promover confrontos nos estádios de futebol (confronto entre as torcidas dos times rivais, conhecido na Inglaterra como hooliganismo) e por alguns skins demonstrarem animosidade para com os paquistaneses e asiáticos. Mesmo tendo apatia por essas duas culturas, os skins dessa época eram contra os grupos neonazistas e não aceitavam o racismo contra negros, já que muitos desses skins eram descendentes de negros. A “segunda geração” de skinheads surgiu no final da década de 1970, essa mesclou a cultura do “espírito de 69” à cultura punk, mas na década de 1980, a cultura skinhead sofreu grandes mudanças, a principal delas foi a fragmentação da cultura em diversos submovimentos, pois nesse período, com a infiltração da política dentro da cultura skin, integrantes do movimento passaram a promover o racismo contra negros, a xenofobia, a homofobia e a cultivar as ideologias neonazistas. Por esse motivo, hoje temos skinheads de todos os estilos, há os skinheads que curtem a vida sem manifestar preconceito para com seu semelhante e os que demonstram uma animosidade extrema para com aqueles que se diferem de alguma forma, como a cor da pele.
Atualmente é comum os meios de comunicação e muitas pessoas associarem a palavra skinhead às agressões fascistas e grupos neonazistas, mas vale ressaltar que tradicionalmente os verdadeiros skins têm estado sempre à margem dessas atitudes condenáveis de agressões contra o próximo. Portanto, ao ouvir a expressão skinhead ou ao ver um simpatizante dessa cultura, não é bom rotulá-lo como a mídia faz, primeiramente devemos saber se aquele skin pertence à cultura originária na década de 60 ou aos grupos nascidos na fragmentação do movimento na década de 80.
Um skinhead pode ser tanto um garoto quanto uma garota que têm afinidades e se sente bem com essa cultura. Apesar de a expressão skinhead ser traduzida como “cabeça pelada”, há skins que não seguem esse estereótipo, podem ter mais cabelo do que muitos que não são skins e se vestir totalmente contrário ao estilo mostrado pela mídia.
A cultura skinheads da década de 60 ficou famosa por promover confrontos nos estádios de futebol (confronto entre as torcidas dos times rivais, conhecido na Inglaterra como hooliganismo) e por alguns skins demonstrarem animosidade para com os paquistaneses e asiáticos. Mesmo tendo apatia por essas duas culturas, os skins dessa época eram contra os grupos neonazistas e não aceitavam o racismo contra negros, já que muitos desses skins eram descendentes de negros. A “segunda geração” de skinheads surgiu no final da década de 1970, essa mesclou a cultura do “espírito de 69” à cultura punk, mas na década de 1980, a cultura skinhead sofreu grandes mudanças, a principal delas foi a fragmentação da cultura em diversos submovimentos, pois nesse período, com a infiltração da política dentro da cultura skin, integrantes do movimento passaram a promover o racismo contra negros, a xenofobia, a homofobia e a cultivar as ideologias neonazistas. Por esse motivo, hoje temos skinheads de todos os estilos, há os skinheads que curtem a vida sem manifestar preconceito para com seu semelhante e os que demonstram uma animosidade extrema para com aqueles que se diferem de alguma forma, como a cor da pele.
Atualmente é comum os meios de comunicação e muitas pessoas associarem a palavra skinhead às agressões fascistas e grupos neonazistas, mas vale ressaltar que tradicionalmente os verdadeiros skins têm estado sempre à margem dessas atitudes condenáveis de agressões contra o próximo. Portanto, ao ouvir a expressão skinhead ou ao ver um simpatizante dessa cultura, não é bom rotulá-lo como a mídia faz, primeiramente devemos saber se aquele skin pertence à cultura originária na década de 60 ou aos grupos nascidos na fragmentação do movimento na década de 80.
http://www.brasilescola.com/sociologia/skinheads.htm
A escravidão no mundo
contemporâneo
“Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a
escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.”
Artigo IV da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS
DIREITOS HUMANOS
Proclamada pela da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948
Proclamada pela da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948
De acordo com a lei a escravidão não existe mais. O último país a abolir a
escravidão foi a Mauretânia em 1981. Porém a escravidão continua em muitos
países, pois as leis não são aplicadas. Elas foram somente feitas pela pressão
de outros países e da ONU, mas não representam a vontade do governo do
respectivo país. Hoje em dia tem pelo menos 27 milhões escravos no mundo.
Quando falamos de trabalho escravo, a imagem que temos é de uma lembrança do passado, restrita aos livros de História. Infelizmente isso não é verdade. A escravidão permanece até os dias de hoje, não apenas nos países pobres como nos desenvolvidos. Produto da desigualdade e da impunidade, ela é uma grave doença social. Em sua forma contemporânea apresenta-se nas mais diversas formas: da prostituição infantil ao tráfico de órgãos, do tráfico internacional de mulheres à exploração de imigrantes ilegais e à servidão por dívida.
A legislação moderna proíbe a escravidão, mas isso não tem impedido que pessoas inescrupulosas se beneficiem do trabalho de pessoas cativas. Nenhuma região do planeta está livre desse flagelo.
O número de trabalhadores escravizados no Brasil varia de 25 mil, segundo cálculo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) a 40 mil, pela estimativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(Contag). Pecuária e desmatamento respondem por três quartos da incidência de trabalho escravo. Atividades agrícolas, de extração de madeira e produção de carvão também registram muitos casos.
Em março de 2003 foi lançado no Brasil o Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo que constituiu uma comissão nacional para colocá-lo em execução. O plano reúne 76 medidas de combate à prática. Entre elas, projetos de lei para confiscar terras em que for encontrado trabalho escravo, suspender o crédito de fazendeiros escravocratas e transferir para a esfera federal os crimes contra os direitos humanos.
Nos países árabes e em outros países muçulmanos existem também escravos tradicionais. A caça de escravos negros, visando a captura de moças e crianças bonitas para serem escravas domésticas ou ajudantes para vários trabalhos, existe principalmente no Sudão. Na escravatura branca (tráfico humano para a prostituição forçada) se encontram presas milhões de moças, principalmente de países pobres como Ucrânia, Moldávia, Rússia, África, Índia e países, que a prostituição tem tradicionalmente muito peso, como a Tailândia e as Filipinas. As meninas são aliciadas com falsas promessas, vendidas e tem que prostituir-se até a dívida (o preço pelo compra e adicionais) é paga. Muitas vezes a mulher escravizada é vendida a seguir e tudo começa de novo. Um círculo vicioso sem conseguir escapar.
Infelizmente, nessas estatísticas não são contadas milhões de mulheres e meninas, que pela tradição ou até as leis em muitos países muçulmanos e outras regiões são consideradas propriedade de seus maridos ou pais.
http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p4.php
veja mais em: http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=4637:ocidente-e-oriente-quem-vencera-na-globalizacao-cultural&catid=41&Itemid=127
Entre diferentes culturas:
http://www.infoescola.com/historia/conflitos-etnicos/
Entre diferentes culturas:
Semita é o termo que designa um conjunto linguístico composto por vários povos.
A origem da palavra Semita está na Bíblia, mais precisamente no livro do Gênesis quando se trata da história de Noé. Nas escrituras judaicas, um dos filhos de Noé era chamado Sem, o que é uma versão grega para o nome hebraico Shem. A derivação do nome de tal filho de Noé, Semita, passou a identificar um conjunto de povos que possuem traços culturais comuns.
Os Semitas tiveram origem no Oriente Médio, onde ocuparam vastas regiões indo do Mar Vermelho até o planalto iraniano. São povos típicos de ambientes com clima seco, o que os caracteriza pelas práticas do pastoreio e do nomadismo. Esses antigos povos identificados pela fala semítica envolvem os arameus, assírios, babilônios, sírios, hebreus, fenícios e caldeus.
O passar do tempo apresentou diversos desafios aos povos
semitas, que precisaram migrar em busca de melhores condições ou de
sobrevivência. A grande expansão semita no mundo se deu através dos
povos árabes em consequência da criação do Islamismo,
datando do século VII. O reverenciado profeta muçulmano Maomé conseguiu
unir diversas linhagens dos povos árabes em forma pacífica sob os
dogmas da religião Islâmica. Com a nova configuração apresentada, esses
fiéis se lançaram em conquista de um novo mundo, conquistando regiões da Espanha até o Oceano Pacífico.
Todavia o poderio desses povos que marcou um extenso império acabou se
subdividindo em diversos estados em razão de conflitos, sobretudo, com
cristãos e turcos. Os árabes, em várias ocasiões, acabaram submetidos a
outros poderes.
Os Semitas estão intimamente ligados com a origem das três grandes religiões monoteístas no mundo: o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. A religião judaica nasceu entre os povos hebreus, no Mediterrâneo, durante os conflitos entre cananeus e moabitas. Os judeus também se espalharam pelo mundo muito em razão da invasão dos povos romanos no século I da era cristã. Essa grande dispersão que se deu é reconhecida como a Diáspora Judaica, que resultou na formação de grupos de judeus pelo mundo e no estabelecimento de novos contatos culturais. Assim sendo, as características originais mantiveram-se mais forte apenas entre os grupos que permaneceram no continente asiático.
Além das migrações promovidas pelos islâmicos e pelos judeus, diversas outras também ocorreram entre os povos semitas. Tornou-se impossível falar de um grupo étnico homogêneo, pois a grande movimentação incorreu no encontro entre diversas culturas que originou novas características, como é o caso do grande número de línguas que passaram a compor a família semítica.
Os povos árabes e os hebreus são os que mais se destacam dentro da linhagem Semita, mas, como já dito, diversos outros comungam de uma mesma origem. Esses vários povos passaram por diversos conflitos especialmente com povos de origem européia no decorrer do tempo. O século XIX marcou uma nova fase de expansão colonialista dos europeus, que buscavam fontes de matérias-primas para seus produtos industrializados e zonas de influência que pudessem garantir o consumo de suas produções. Essa ambição marcou-se, sobretudo, com conflitos entre culturas diferenciadas, nos quais os Semitas estavam diretamente envolvidos.
O século XX também foi marcado por muitos conflitos com os povos de origem Semitas, mas também entre eles mesmos, como é o caso dos embates entre árabes e hebreus. A criação do Estado de Israel, após a Segunda Guerra Mundial, gerou um clima de muita instabilidade e confrontos na região do Oriente Médio.
O muito popularmente difundido termo anti-semita é utilizado em muitas ocasiões como sinônimo de condutas ou posturas contra os judeus. Mas, é importante frisar, que, no rigor do termo, denota comportamentos de oposição aos povos remanescentes da origem semítica.
http://www.infoescola.com/historia/semita/
Os Semitas tiveram origem no Oriente Médio, onde ocuparam vastas regiões indo do Mar Vermelho até o planalto iraniano. São povos típicos de ambientes com clima seco, o que os caracteriza pelas práticas do pastoreio e do nomadismo. Esses antigos povos identificados pela fala semítica envolvem os arameus, assírios, babilônios, sírios, hebreus, fenícios e caldeus.
Os Semitas estão intimamente ligados com a origem das três grandes religiões monoteístas no mundo: o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. A religião judaica nasceu entre os povos hebreus, no Mediterrâneo, durante os conflitos entre cananeus e moabitas. Os judeus também se espalharam pelo mundo muito em razão da invasão dos povos romanos no século I da era cristã. Essa grande dispersão que se deu é reconhecida como a Diáspora Judaica, que resultou na formação de grupos de judeus pelo mundo e no estabelecimento de novos contatos culturais. Assim sendo, as características originais mantiveram-se mais forte apenas entre os grupos que permaneceram no continente asiático.
Além das migrações promovidas pelos islâmicos e pelos judeus, diversas outras também ocorreram entre os povos semitas. Tornou-se impossível falar de um grupo étnico homogêneo, pois a grande movimentação incorreu no encontro entre diversas culturas que originou novas características, como é o caso do grande número de línguas que passaram a compor a família semítica.
Os povos árabes e os hebreus são os que mais se destacam dentro da linhagem Semita, mas, como já dito, diversos outros comungam de uma mesma origem. Esses vários povos passaram por diversos conflitos especialmente com povos de origem européia no decorrer do tempo. O século XIX marcou uma nova fase de expansão colonialista dos europeus, que buscavam fontes de matérias-primas para seus produtos industrializados e zonas de influência que pudessem garantir o consumo de suas produções. Essa ambição marcou-se, sobretudo, com conflitos entre culturas diferenciadas, nos quais os Semitas estavam diretamente envolvidos.
O século XX também foi marcado por muitos conflitos com os povos de origem Semitas, mas também entre eles mesmos, como é o caso dos embates entre árabes e hebreus. A criação do Estado de Israel, após a Segunda Guerra Mundial, gerou um clima de muita instabilidade e confrontos na região do Oriente Médio.
O muito popularmente difundido termo anti-semita é utilizado em muitas ocasiões como sinônimo de condutas ou posturas contra os judeus. Mas, é importante frisar, que, no rigor do termo, denota comportamentos de oposição aos povos remanescentes da origem semítica.
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