Quem sou eu

Minha foto
Sou graduada em Geografia e pós graduada em Psicopedagogia, atuo como professora em escolas públicas de Jaraguá do Sul. Meu principal objetivo é usar esse espaço com meus alunos indicando materiais úteis a aprendizagem e dividir minhas descobertas e curiosidades com quem se identificar com os diversos temas que irei abordar.

sábado, 29 de outubro de 2011

Oceanos e Mares...







Os oceanos concentram cerca de 97% do total de toda água do planeta e sempre foi muito importante para o homem, desde a pesca até as navegações. O oceano Pacífico está situado entre América, Ásia e Oceania, ocupa uma área de 165,3 milhões de quilômetros quadrados e apresenta uma profundidade em média de 4.000 metros, esse é o maior entre todos e possui o ponto batimétrico mais profundo, local onde está a fossa de Mindanao, que atinge uma profundidade de 11.524 metros.
O Oceano Atlântico está situado entre América, Europa e África, é o segundo maior em área, pois ocupa 82,2 milhões de quilômetros quadrados e profundidade média de 3.300 metros.

O oceano Índico se estabelece entre o continente africano, asiático e da Oceania e ocupa uma área de 73 milhões de quilômetros quadrados, sendo o terceiro em tamanho, detém uma profundidade de 4.000 metros em média.

O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico está situado no Polo Norte e é o menor de todos, ocupa uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados e possui uma característica particular, permanece praticamente congelado durante todo o ano.

A separação dos oceanos corresponde às anteriormente citadas, mas existe uma vertente que considera outro oceano, esse seria formado a partir das águas do Oceano Atlântico, Pacífico e Índico que envolvem a Antártida, no entanto, essa informação é imprecisa quanto aos limites e por isso não é largamente aceita internacionalmente.
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.htm
Pacífico:http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Pac%C3%ADfico
Oceanos e Mares: http://www.brasilescola.com/geografia/oceanos-mares.htm3
Mares: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Governos no mundo...




 
FORMAS DE GOVERNO
República, Monarquia e Anarquia
           
Uma República é uma forma de governo onde um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.
            A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado. A palavra república vem do latim Res publica e quer dizer "coisa pública".
Existem hoje duas formas principais de república:
1) República presidencialista ou presidencialismo - Nesta forma de governo o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de Chefe de Estado e chefe de governo. Nesse sistema, para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria;
2) República parlamentarista ou parlamentarismo - Neste caso o presidente apenas responde à chefia de Estado, estando a chefia de governo atribuída a um representante escolhido de forma indireta pelo Legislativo, normalmente chamado "premier", "primeiro-ministro" ou ainda "chanceler" (na Alemanha).
           
Uma monarquia é um regime de governo em que o chefe de Estado é o monarca. O poder é transmitido ao longo da linha sucessória. Há os princípios básicos de hereditariedade e vitaliciedade. Pode haver algumas exceções, como no caso do Vaticano e da Polônia nos séculos XVII e XVIII, o chefe de Estado é eleito, mas ambos são considerados monarquias.
            O regime monárquico desenvolveu-se como uma extensão lógica da liderança absoluta de chefes tribais primitivos. Muitos dos primeiros monarcas, tais como os do Egito antigo, reivindicavam que governaram por direito divino. Entretanto, na propagação da monarquia européia durante a Idade Média, a liderança geralmente recaía sobre o nobre que poderia mais eficazmente reunir e comandar um exército.
            A maior parte das monarquias é dinástica e hereditária, com o trono do país passando do pai para o filho mais velho quando o rei morre ou abdica. No passado, monarcas tomavam a decisão final absoluta sobre seus assuntos, severamente limitando a liberdade pessoal e econômica de todos os cidadãos, à exceção da nobreza e da aristocracia.
            As monarquias existiram na maioria dos países da Europa por séculos, mas o descontentamento de cidadãos da burguesia, nobreza, clero e das classes mais baixas acabou crescendo, causando diversas revoltas e revoluções que derrubaram muitas delas. Em meados do século XIX, o poder dos monarcas europeus já tinha sido limitado, abrindo caminho para sistemas de governo mais participativos, como as monarquias parlamentaristas, as repúblicas parlamentaristas e as repúblicas presidencialistas.
            Enquanto nas repúblicas a soberania nacional é confiada ao presidente da república, nas monarquias a soberania popular é confiada ao monarca. De acordo com os defensores da monarquia, o monarca é quem melhor desempenha o cargo de chefe de Estado, por ter sido preparado para ele, por não pertencer a nenhum partido político e por não depender de campanhas eleitorais e nem de financiamento eleitoral.
            Numa monarquia parlamentarista, o monarca exerce a chefia de Estado, cujos poderes são apenas protocolares e suas funções de moderador político são determinados pela Constituição, onde tem como função resolver impasses políticos, proteger a Constituição e os súditos de projetos-de-leis que contradizem as leis vigentes ou não fazia parte dos planos de governos defendidos em campanhas eleitorais. A chefia de governo é exercida por um primeiro-ministro, este é nomeado pelo monarca e é aprovado pelos parlamentares após a apresentação do seu gabinete ministerial e do seu plano de governo, podendo ser derrubado pelo Parlamento por meio de uma moção de censura.
           
 Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.
            Para os anarquistas, Anarquia significa ausência de coerção, e não ausência de ordem. Uma das visões do senso comum sobre o tema é na verdade o que se considera "anomia", ou seja, ausência de leis. O anarquismo não se relaciona com a prática da anomia. Os anarquistas rejeitam esta denominação, e o anarquismo enquanto teoria política nada tem a ver com o caos ou a bagunça.
            As diferentes vertentes do anarquismo têm compreensões diferentes quanto aos meios para a abolição dos governos e quanto à forma de organização social que disso resultaria.









quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Grandes homens e mulheres

No decorrer da História, no entanto, alguns homens realizaram façanhas que afetaram as vidas de milhões de outros seres humanos.


 http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-10-maiores-homens-de-negocios-da-historia/40975/

http://www.revistauniversomaconico.com.br/historia/o-que-nos-ensinaram-grandes-homens-da-humanidade/

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2336

http://www.insoonia.com/top-10-mulheres-mais-famosas-da-historia/

http://www.historiadigital.org/2010/03/top-10-mulheres-mais-poderosas-da.html
http://listas.terra.com.br/historia/1904-grandes-homens-da-biblia-na-sua-opiniao-qual-e-o-maior
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7387
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1308&titulo=100_homens_que_mudaram_a_Historia_do_Mundo





quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Continente europeu

Berço da Revolução Industrial, participante ativo de grandes conflitos, cidades históricas, muitas histórias....


http://www.suapesquisa.com/geografia/europa.htm

http://www.suapesquisa.com/paises/paises_europa.htm

http://www.suapesquisa.com/uniaoeuropeia/

http://www.suapesquisa.com/paises/cidades_europa.htm

http://www.suapesquisa.com/turismo/pontos_turisticos_europa.htm

http://www.suapesquisa.com/geografia/rios_europa.htm

http://www.suapesquisa.com/economia/zona_euro.htm

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/mar_mediterraneo.htm

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-europeu.htm

http://www.infoescola.com/geografia/europa/

europa.eu/ site oficial

http://www.guiageografico.com/europa-paris-londres-veneza.htm



Datas importantes..

Janeiro
01 Dia mundial da paz
11 Dia do controle da poluição por agrotóxicos
Fevereiro
02 Dia mundial das zonas úmidas
06 Dia do Agente de defesa ambiental
11 Dia da criação do IBAMA
Março
01 Dia do turismo ecológico
21 Dia florestal mundial
22 Dia mundial da água
Abril
07 Dia mundial da saúde
15 Dia da conservação do solo
19 Dia do índio
21 Dia da Latinidade
22 Dia da Terra
28 Dia da caatinga
28 Dia da educação
Maio 01 Dia internacional dos trabalhadores
03 Dia do solo
03 Dia do pau-brasil
03 Dia do zootecnista
05 Dia do campo
18 Dia das raças indígenas da América
22 Dia do apicultor
22 Dia Internacional da BiodIversidade (ONU)
23 Dia Nacional de defesa das florestas brasileiras
25 Dia do trabalhador rural
26 Dia Nacional do Museu
27 Dia Nacional da mata atlântica
29 Dia do geógrafo
30 Dia do geólogo
31 Dia de combate às formigas cortadeiras
31 Dia mundial de combate ao fumo (OMS)
Junho
03 Aniversário da ECO 92
04 a 09 Semana nacional do meio ambiente
05 Dia mundial do meio ambiente
05 Dia da ecologia
17 Dia mundial de combate à desertificação e à seca
29 Dia do pescador
Julho
04 Dia do cooperativismo
08 Dia nacional da ciência
10 Aniversário de criação do Fundo Nacional do meio Ambiente
12 Dia do engenheiro florestal
13 Dia do engenheiro sanitarista
17 Dia da proteção às florestas
Agosto
09 Dia internacional dos povos indígenas
09 Dia interamericano de qualidade do ar
11 Dia do estudante
14 Dia do combate à poluição industrial
22 Dia do folclore
Setembro
03 Dia do biólogo
05 Dia da Amazônia
07 Dia da Pátria
09 Dia do veterinário
11 Dia do cerrado
14 a 21 Semana da Árvore
16 Dia internacional para a prevenção de desastres naturais
16 Dia internacional para a preservação da camada de ozônio
20 Dia internacional da limpeza de praia
21 Dia da árvore
22 Dia de defesa da fauna
Outubro
01 Dia internacional das pessoas da terceira idade
02 Dia nacional do habitat
04 Dia do patrono da ecologia (S. Francisco de Assis)
04 a 10 Semana da proteção à fauna
04 Dia dos animais
04 Dia da natureza
05 Dia mundial do habitat
05 Dias da ave
12 Dia do agrônomo
12 Dia do mar
15 Dia do educador ambiental
15 Dia do professor
16 Dia mundial da alimentação
24 Dia mundial do desenvolvimento
27 Dia engenheiro agrícola
Novembro
05 Dia da cultura e da ciência
05 Dia do técnico agrícola
07 de novembro – Dia da Floresta e do Clima
20 Dia nacional da consciência negra
22 Dia da musica
30 Dia do Estatuto da Terra
Dezembro
10 Dia internacional dos povos indígenas
10 Dia da declaração universal dos direitos humanos
14 Dia do engenheiro de pesca
29 Dia internacional da biodiversidade
http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=64


HOJE E TODOS OS DIAS DA SUA VIDA! VOCÊ PRECISA RESPIRAR, SE ALIMENTAR, TOMAR ÁGUA, FAZER SUA HIGIENE, PRECISA DE UM LUGAR PARA REPOUSAR... PRECISA DO MEIO AMBIENTE PARA EXISTIR TODOS OS DIAS!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Notícias...

Hoje não vou indicar fontes de pesquisas, vou indicar um questionamento…
Ontem à noite assim como todos os domingos procuro me informar de notícias importantes que por ventura não tenha conseguido acompanhar no decorrer da semana, mas dessa vez quando terminou o noticiário e desliguei a televisão procurei um espelho para me olhar e tentar me convencer que pertenço a esse mundo, pois depois de notícias espetaculares, fantásticas eu já não sabia mais ...
As notícias são fantásticas, espetaculares ...
Servidores públicos do Estado aposentados indevidamente são descobertos, homem de uma cidade vizinha inconformado com o pedido de divórcio da esposa, a mata e foge deixando seus filhos pequenos sem família, a polícia não têm estrutura para trabalhar, uma mãe espera um ano pela exumação de um corpo para descobrir se é de sua filha, policiais que deveriam cuidar do bem estar da população que com seus altos impostos paga seus salários tira umas “férias” na cadeia, em uma cidade do interior de São Paulo filhos e sobrinhos denunciam pedofilia por parte de alguém da família, a Princesa Kate é apontada como mais nova anoréxica, e chocante um grupo de africanos viajam em condições subumanas a procura de uma vida melhor em nosso país e são encarcerados por dias, pois podem oferecer algum “perigo”. Se não bastasse isso quando acabou o noticiário começou um programa no qual as pessoas “se sujeitam a comer insetos e ficar a mercê dos mesmos por dinheiro.
Acho que não sou desse mundo, não é possível que eu tenha visto a tudo isso ontem, pra começar servidores públicos deveriam ser demitidos com mais facilidade, afinal devem servir a população e não aproveitar-se da mesma (em nenhuma empresa privada isso acontece, ou acontece, sobre esse homem se é que pode ser chamado de homem só pode ser comparado a escória da sociedade, matar alguém porque não te quer mais e deixar seus filhos sem família é algo que não pode ser explicado, e no final da reportagem foi divulgada uma nota informando que a polícia será equipada, o mais “engraçado”é que já vi esse filme antes, de repente os órgãos públicos conseguiram verbas, nossa que mágica que a divulgação do descaso proporciona, em quarto lugar a “prisão hotel” pelo que eu me lembre é mantida com dinheiro público, aquele pelo qual trabalhamos cinco meses do ano e pelo que eu me lembre não foi feito nenhum plebiscito pedindo autorização para usá-lo de tal forma, mas é claro que não precisa afinal “elegemos pessoas confiáveis e comprometidas para zelar por nossa sociedade e aplicar o dinheiro que sai dos nossos bolsos em nosso favor”, e o que dizer das famílias, a cada dia aumentam mais os casos em que aqueles que deveriam zelar por seus filhos os colocam em risco, a Princesa “não deve ter  uma agenda cheia e cobranças reais, é mais fácil falar que está doente afinal dá mais ibope, sobre os jovens africanos não lembro da polícia dizer o mesmo sobre um certo italiano foragido que veio para o Brasil, não em busca de emprego, mas sim em busca de leis “de várias interpretações e muitas brechas”.
Como posso pedir aos meus alunos que acompanhem os noticiários se é isso que irão ver. Como posso pedir aos meus alunos que estudem, se os programas de televisão mostram que se tiver “corpão ou se comer insetos” você pode se dar bem.
Infelizmente o que vejo é uma sociedade doente e um planeta sendo destruído. Bons tempos quando era criança achava que poderia mudar o mundo, bons tempos que infelizmente vejo que  não posso resgatar.