Quem sou eu

Minha foto
Sou graduada em Geografia e pós graduada em Psicopedagogia, atuo como professora em escolas públicas de Jaraguá do Sul. Meu principal objetivo é usar esse espaço com meus alunos indicando materiais úteis a aprendizagem e dividir minhas descobertas e curiosidades com quem se identificar com os diversos temas que irei abordar.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cidades e curiosidades



Cidades são sedes de municípios e estão distribuídas por todos os países que existem no planeta, cada cidade tem sua particularidade quanto à história, arquitetura, religião entre outros, independente da quantidade de habitantes. Todas as cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política, é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência, o primeiro se diferencia segundo sua origem, tais como:

Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes. Nesse contexto, podemos exemplificar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

Cidades Planejadas correspondem àquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração da cidade, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras funções. No Brasil são consideradas como cidades planejadas: Teresina, fundada em 1851; Aracaju, 1858; Belo Horizonte, 1898; Goiânia, 1937; Brasília, 1960; e Palmas, 1990. Apesar do planejamento prévio, o crescimento acelerado não acompanha as previsões do projeto.

As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

• Cidade Comercial representam os núcleos urbanos que tem como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços, diante dessas características podemos citar Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

• Cidades Turísticas correspondem a núcleos urbanos que tem como principal atividade econômica a indústria do turismo, com essa característica temos as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

• Cidades religiosas são aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Trindade (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

• Cidades históricas correspondem a núcleos urbanos que carregam um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar, podemos citar como exemplo Goiás Velho e Parati (Brasil), Atenas (Grécia) entre muitas outras dispersas pelo mundo.

Por Eduardo de Freitas http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Ranking das cidades mais poluidas do mundo: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/as-dez-cidades-mais-polu%C3%ADdas-do-mundo-1313713114-slideshow/

Ranking das mais caras do mundo: http://exame.abril.com.br/economia/mundo/album-de-fotos/as-10-cidades-mais-caras-do-mundo-para-viver

Lista das cidades mais desenvolvidas do Brasil: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/08/02/das_100_cidades_mais_desenvolvidas_no_pais_so_ha_2_capitais_mostra_indice_da_firjan-547544408.asp  http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/10/23/ult1913u96745.jhtm
http://www.portalbrasil.net/paises_cidades.htm

Lista das melhores cidades do Brasil: http://webmais.com/ranking-das-melhores-cidades-brasileiras-segundo-ifdm-indice-firjan-de-desenvolvimento-municipal/

Menores cidades do Brasil: http://ideiafix.wordpress.com/2008/04/19/as-menores-cidade-do-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário