Quem sou eu

Minha foto
Sou graduada em Geografia e pós graduada em Psicopedagogia, atuo como professora em escolas públicas de Jaraguá do Sul. Meu principal objetivo é usar esse espaço com meus alunos indicando materiais úteis a aprendizagem e dividir minhas descobertas e curiosidades com quem se identificar com os diversos temas que irei abordar.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cartografia e Localização

Cartografia, ciência e arte
A produção de mapas ocorre desde a pré-história, antes mesmo do surgimento da escrita. O primeiro mapa que se tem registro é o Ga-Sur, produzido entre 2400 a 2000 a.C., elaborado numa placa de barro com inscrições da escrita cuneiforme em uma representação do sul da Mesopotâmia. Os primeiros mapas eram confeccionados em placas de argila suméria e papiros egípcios. Ao longo da história, a cartografia foi evoluindo e desenvolvendo novas técnicas e, atualmente, é uma ferramenta de fundamental importância nas representações de áreas terrestres.

Conforme a Associação Cartográfica Internacional, a cartografia é definida como o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização.

Existem distintas representações cartográficas, entre elas estão: Mapa-múndi, globo, mapas topográficos, carta, planta, mosaico, fotocarta, ortofotocarta, ortofotomapa, carta imagem, fotoíndice, entre outras.

A cartografia engloba elementos da ciência e da arte, com o objetivo de representar graficamente, em mapas, as especificidades de uma determinada área geográfica.

É considerada ciência, pois a confecção de um mapa necessita de técnicas para a representação de aspectos naturais e artificiais, aplicação de operações de campo e laboratório, metodologia de trabalho e conhecimentos específicos para a obtenção de um trabalho eficaz.

A arte na cartografia está presente em aspectos estéticos, pois o mapa é um documento que precisa obedecer a um padrão de organização. Necessita de distribuição organizada de seus elementos, como, por exemplo, traços, símbolos, cores, letreiros, legendas, título, margens, etc. As cores devem apresentar harmonia e estar de acordo com sua especificação.

Essa ciência está em constante processo de desenvolvimento, utilizando recursos tecnológicos para maior eficácia na representação terrestre. A atividade cartográfica passa por constantes revoluções, isso ocorre em razão do desenvolvimento de satélites, fotografias digitais, informática e tecnologia em geral, elementos que proporcionam mais exatidão aos mapas, possibilitando maior eficiência na interpretação espacial.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/geografia/cartografia.htm


 




http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/introducao.html

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-6.pdf

http://portaldoestudante.wordpress.com/2009/04/15/geografia-localizacao-e-orientacao/

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário